sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quem Inventou o Avião

                                  

 No Brasil e na França, Alberto Santos-Dumont é considerado como o inventor do avião. Em 23 de Outubro de 1906, em Paris, Santos-Dumont voou com o 14-Bis, com propulsão própria, 50 metros de distância, a 2 metros de altura do chão, durante 7 segundos, junto de uma comissão fiscalizadora do Aeroclube da França, que havia prometido um prêmio em dinheiro para o primeiro homem que realizasse um vôo.




Em quase todos os outros países, os irmãos Wright são considerados os pioneiros da aviação por terem voado em 17 de Dezembro de 1903, três anos antes de Santos-Dumont. Mas esse vôo foi feito sem uma comissão científica ou testemunhas e o aparelho dos Wright, diferente do 14-bis, não usou propulsão própria. Ele foi catapultado contra o vento e somente depois conseguiu se sustentar no ar.




Para você, quem é o verdadeiro inventor do avião? Santos Dumot ou os irmãos Wright?

  

2 comentários:

  1. obvio que o inventor sera sempre aquele que tiver maior capacidade de propaganda a seu favor, muita vez contrariando a verdade, por exemplo quem são os mocinhos? OS AMERICANOS OU O RESTO DO MUNDO ?

    ResponderExcluir
  2. Obviamente Santos Dummont. A invenção dos Whrite não é um avião, é um mero equipamento propulsionado por catapulta. O avião, o veículo que voa por força motriz e tudo, foi inegavelmente criado por Santos Dummont, só que um monto de babaca quer roubar o mérito do cara e dar para dois idiotas que inventaram um míssil com asas.

    ResponderExcluir